sexta-feira, 21 de agosto de 2009

...Retorno....às perguntas!!...

Oieeee! =]

após um breve sumiço - por conta de uma gripe chata mas que, graças a Deus, não era do tipo A, e também de uma viagem para SP - estou de volta. =]

Peço [como sempre!!] suas orações e também conto com sua paciência, até eu voltar ao ritmo de postar com regularidade [agora que eu tava quase conseguindo....]

Mas, prometo que vem textos e vídeo por aqui - assim que o programinha concluir a conversão... =]
.
.
.
Já leram Sofonias?

No plano de leitura para este mês de agosto, este livro está incluído...há pouco mais de um mês, de fato, estou lendo os livros dos assim chamados 'profetas menores'.

Os livros que li (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque e Sofonias) na verdade são cartas, onde se evidencia a ira do Senhor sobre os pecadores - tanto das nações de Israel e Judá quanto das nações estrangeiras - mas também fica claro o cuidado do Senhor em avisar as consequências do pecado, a fim de que o povo pudesse abandonar estes caminhos e ir em direção a Ele - um Deus de amor, tardio em irar-Se, longânimo...

Estas leituras foram sugeridas com as leituras simultâneas dos livros de Reis e, agora, I Crônicas - ou seja, vemos as advertências de Deus sendo proclamadas no período em que os reis estavam cometendo os erros - contudo, somente hoje minha atenção foi despertada por um modo determinado como o Senhor falou com o povo através de Sofonias.

Este trecho é encontrado nos versos 4 a 6 do capítulo 1: (Almeida, Corrigida e Revisada, Fiel)
4 E estenderei a minha mão contra Judá, e contra todos os habitantes de Jerusalém, e exterminarei deste lugar o restante de Baal, e o nome dos sacerdotes dos ídolos, juntamente com os sacerdotes;
5 E os que sobre os telhados adoram o exército do céu; e os que se inclinam jurando ao Senhor, e juram por Milcom;
6 E os que deixam de andar em seguimento do Senhor, e os que não buscam ao Senhor, nem perguntam por ele.

O verso 6 foi o que mais me chamou a atenção. A versão da Bíblia Viva diz:
6 - Eu vou destruir também aqueles que antes adoravam ao Senhor mas já se esqueceram disso. Junto com eles, vou destruir aqueles que nunca o amaram e nunca quiseram amar.

Geralmente somos rápidos em julgar os outros - e, não escapa nem os judeus do período bíblico...eles testemunharam milagres que adoraríamos ter visto [se existir um departamento de gravações no céu, adoraria ver a abertura do mar vermelho, a queda das muralhas de Jericó, e alguns dos muitos "ralos" que Moisés deu no povo...rs....sem contar os milagres de Jesus Cristo, é claro!], ouviam e depois viam a Palavra se cumprindo...e, ainda assim, 'deixa(ra)m de andar em seguimento do Senhor'...

Mas, e quanto a mim, e a você? Temos vigiado, a fim de não deixarmos de andar em seguimento do Senhor, ou de colocarmos outro 'deus' no mesmo altar - como o dinheiro, os costumes, etc, conforme o verso 5?

No restante do verso 6, lemos daqueles que 'não buscam ao Senhor, nem perguntam por Ele'. Isto pode soar impensável quando lembramos dos tantos meios pelos quais o Evangelho tem sido proclamado, como revistas, jornais, folhetos, sites, blogs, rádios, entre outros, igualmente eficazes.

Mas, acabo de ler uma matéria no Yahoo (br) sobre os "famosos" que não acreditam em Deus. Neste caso, foram citados somente estrangeiros. Mas, numa das revistas da editora Globo [acho que a Criativa], uma conhecida atriz, quase minha xará de nome, também confessa não acreditar no Senhor.

E pensar que ela é sócia e amicíssima de uma outra atriz que frequentou por alguns anos a igreja Presbiteriana do RJ...[por favor, não estou criticando a igreja, mas chamando a atenção para o fato da atriz que foi instruída, mas abandonou os caminhos do Senhor].
.
.
.
Além de Sofonias e I Crônicas, estou lendo João...hoje (20), li mais uma parte do encontro de Cristo Jesus com a mulher no poço de Sicar (Veja João 4: 1- 42).

Achei interessante que a mulher saí a proclamar, e alguns samaritanos creem. Depois, outros crentes samaritanos dizem que passaram a crer porque eles mesmos ouviram a Jesus Cristo.

Fico pensando em quantas vezes falamos de Jesus Cristo para os outros, dando nosso exemplo. No que nossa vida têm sido exemplo para estes que ainda não creem?

Temos lembrado a estes que o tempo está acabando, e que a ira do Senhor se aproxima? [este, aliás, é outro motivo de ficarmos espantados....se, quando a Palavra foi proferida este período já estava próximo, imaginem o quanto estamos agora....]

Que o Senhor Deus nos ajude a viver e a proclamar a salvação que há em Cristo Jesus! Ó, Pai, nós te suplicamos, ajuda-nos, a andarmos como dignos de Ti! Amém!

Um comentário:

Danilo Fernandes disse...

Andreia!

Vim fazer uma visitinha e te seguir!

Paz e Bem!

Danilo

http://www.genizahvirtual.com/