quarta-feira, 9 de setembro de 2009

...: Sal da terra:...

Leitura recomendada: Mt 5: 13 e Mc 9: 50

O Senhor Jesus Cristo nos diz que somos sal, e aqui Ele menciona um dos
quatro aspectos do sal que pretendo destacar.

O primeiro, conhecido, é que o sal confere sabor. Para salgar um alimento, o sal precisa estar em contato com este alimento. Assim é o crente em Cristo Jesus: vive no mundo, mas não é do mundo. Seu caráter e seu comportamento, transformados pelo Salvador, devem destacar, fazer diferença no lugar onde Ele o colocou.

O sal também é usado para pureza e preservação dos alimentos. Quando os peixes eram levados de Cafarnaum para Jerusalém, eram salpicados de sal para que se mantivessem limpos e preservados de deterioração. Sendo sal da terra, temos que exercer uma influência de limpeza e preservação nas vidas ao nosso redor.

E isto tudo o que falei está intimamente ligado com a última característica que gostaria de destacar: o sal dá sede. O bacalhau é salgado para conservação e pureza. Quando chega às mesas brasileiras, porém, precisa ser colocado de molho em água fresca e limpa, caso contrário, fará com que as pessoas fiquem muito sedentas.

Se fazemos com que nosso próximo fique sedento, temos que lhes mostrar as fontes das águas da salvação - salvação da morte e condenação eterna, que é o que todos merecemos, por conta dos nossos pecados [tudo aquilo que pensamos, fazemos e falamos e que não agrada a Deus...é um conceito utilizado com crianças, mas igualmente eficiente para adultos].

Jesus Cristo deu a Sua vida na cruz, pagando com Seu sangue o preço que nossos pecados mereciam, a fim de sermos salvos da condenação futura [cada vez mais presente...].

É fácil salgar - denunciar o erro, condenar o comportamento imoral, manter-se puro, não se contaminar? Não, não é. Mas, Deus está conosco, indo adiante de nós, dirigindo-nos e auxiliando-nos nas nossas fraquezas [Fp 1: 5 e 6, Cl 1: 28 e 29 e 2: 6 e 7 - NTLH]

Que possamos nos fortalecer em Cristo, tendo ousadia para salgar onde for preciso. Ajude-nos Senhor, dependemos de Ti, e Te suplicamos que sejamos achados dignos de Ti, em nome de Cristo Jesus oramos, Amém!

Nenhum comentário: