quinta-feira, 26 de novembro de 2009

...: Bolo de mel :...


Oie! =]

Olha, a foto não ficou das melhores, mas eu garanto que este bolo de mel com calda de chocolate [que eu fiz, apesar da incredulidade alheia] está ótimo! ;] [hahahahaha]


A receita é super fácil, e segue abaixo para vocês se aventurarem na cozinha!

1 xícara de chá de mel [ou calda de açúcar queimado, como fazemos para pudim]
1 xícara de chá de açúcar
1 colher de sopa de caldo de limão
1 colher de sopa de margarina [bem cheia]
1 xícara de chá de leite
3 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada com 1 colher de chá rasa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de cravo moído [antes de moê-lo, torre um pouquinho na frigideira]
1 colher de chá de canela em pó

Modo de preparo

Misture tudo muito bem, à mão [não use batedeira nem liquidificador].
Leve ao forno em assadeira média untada com margarina e polvilhada com farinha.

Dica 1: se substituir o mel pela calda de açúcar queimado [não dá diferença acentuada no sabor e textura, podem ficar tranquilos], faça uma calda molinha, mas não muito rala. Se fizer uma calda dura, ao misturar com os outros ingredientes, ficará como bala.

Dica 2: coloque o mel, ou a calda de açúcar, e os demais líquidos, por último.

Dica 3: o bolo não cresce muito, porque não vai fermento, mas bicarbonato. Use uma forma média.

Quanto à calda de chocolate, faça como for do seu agrado. Eu fiz uma calda mais líquida, porque furei o bolo, de modo que a calda penetrasse nele, e ficasse mais molhado.

Já provei com uma calda de chocolate que lembrava um brigadeiro, mas, mais molinho, e ficou ótimo.

É bom alimentar o corpo, mas não deixemos de alimentar nossa alma.

Em Salmos 119: 103, o salmista diz: "Como são doces as tuas palavras! São mais doces do que o mel."

E, em Provérbios, lemos:
"Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua, assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a sua esperança" - Pv 24: 13, 14

A Palavra do Senhor, além de ser digna de toda a aceitação, infalível, inerrante, é doce! =] E podemos provar desta doçura todos os dias.

Ainda em Provérbios, há uma passagem que sempre me chamou a atenção. Confesso, irmãos, que ainda não descobri o contexto original deste provérbio. Mas, sempre me veio um pensamento ao lê-lo [e hoje, um entendimento diferente tbém].

É o Pv 27:7, que diz "quem está com o estômago cheio rejeita até o mel; mas, para quem está com fome, até a comida amarga é doce" [ntlh]

Sempre lembrava-me desta passagem, quando se falava de pessoas em seitas ou "igrejas" - àquelas que se dizem cristãs, quando estão a anos-luz do Evangelho de Cristo.

Isto porque todos nós experimentamos um vazio em nossa existência. Por anos,
tentei preencher o vazio da minha alma com comida, estudo, trabalho, relacionamentos [amigos, namorado], bens...

Mesmo que temporariamente - quando tudo parecia ir bem, ou de acordo com meus planos - esta comida amarga parecia doce.


Há pouco mais de 9 anos, porém, entendi que este vazio só acaba quando é ocupado por Cristo Jesus. E que doçura, e vida - em abundância, eterna - só há em Deus, por meio de Seu Filho Unigênito, Jesus Cristo.

Hoje, relendo esta passagem de Pv 27:7, tive outro entendimento. Penso em nós cristãos, especialmente os brasileiros, que têm acesso a tantas versões de bíblias, liberdade de prestar culto e fazer pregação...onde ainda é possível encontrarmos igrejas que fazem escolas bíblicas dominicais, com ensino sólido da Palavra, onde o louvor exalta a Deus, e há comunhão entre os irmãos...

Temos tanto, e tantas oportunidades, e nos sentimos tão satisfeitos, que passamos a rejeitar este alimento precioso que é a Palavra de Deus....reclamamos que recebemos sempre a mesma palavra, perdemos o interesse em ir aos cultos....isto quando não se levantam os "caçadores de avivamento"*....e por aí vai...

Amados, vamos orar para que o Senhor nos livre deste pecado da auto suficiência, e que possamos ser achados como dignos até a Sua volta gloriosa!

No amor de Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso


Andreia =]

-----
* Irmãos, não tenho nada contra avivamento, muito pelo contrário. Só que o entendimento que tenho do tema nada tem a ver com os retetés [tipo paletó voador, lenços suados [eca! que nojo!] grudar em paredes, imitar sons ou movimentos de animais, entre outras loucuras] ou a "macumbaria gospel" [andar em sal grosso, ungir rosa, pão, bolo, sabonete, etc...] que, infelizmente, existem por aí.
Oportunamente, tratarei do tema aqui no blog, aguardem! ;]

2 comentários:

Danilo Fernandes disse...

Eu quero!

Andreia =] disse...

Danilo =]

descola uma cozinha para mim no encontro de blogueiros que eu faço pra vc! ;]

Beijos, e obrigada pela visitinha! ;]

A =*