quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

...: Recordar é viver :..


Oie! =]

Estava xeretando meus estudos, e decidi compartilhar este, que aprendi quando tive o privilégio [e responsabilidade!!] de ministrar pros adolescentes*. Recordar é sempre bom, especialmente o aprendizado da Palavra de Deus.

Leitura: Provérbios 2: 1-9

Um estudo proveitoso da Bíblia envolve mais do que simplesmente abrir um capítulo e ler o que está escrito. Já fazemos isto com revistas, gibis, jornais, etc, e normalmente quando chegamos ao fim, nem lembramos do que lemos no começo.

Por isso, o estudo bíblico requer de nós atenção, dedicação e meditação para melhor compreensão do que estamos lendo. Temos que ter, principalmente, humildade para reconhecer, admitir que não sabemos nada sem a orientação de Deus.

Em João 15: 5, somos lembrados que, sem o Senhor Deus, nada podemos fazer.

Então vamos ver seis dicas que podem nos auxiliar a ter um proveitoso estudo bíblico:

1) Determine um tempo regular diário
O Senhor Jesus Cristo se retirava, em determinados momentos, para ficar sozinho e orar [Mc 1:35, Lc 4:42]
Também devemos reservar um tempo diário para orarmos e lermos a Bíblia.

2) Antes de começar a ler, peça a Deus por ajuda e compreensão
Ver Pv 2:6, Tg 1:5

3) Pense cuidadosamente naquilo que está lendo.
Os tesouros da Bíblia poucas vezes estão expostos na superfície, como as pedrinhas. Para achar o ouro você precisa cavar. Ver Pv 2: 4,5

4) Tente compreender o que o autor estava dizendo aos leitores originais, antes de decidir o que a passagem significa para você.
No começo do livro de Provérbios, Salomão explica o propósito ao escrever o livro, divinamente inspirado por Deus. Ver Pv 1: 1-6.

5) Escreva, pelo menos, uma verdade ou um princípio num papel, que você poderá colocar em prática.
Um exemplo de verdade que podemos aplicar está em Pv 1:33 - "Mas o que me der ouvidos habitará seguramente, e estará descansado do temor do mal".

6) Não desanime!
Algumas partes da Bíblia são difíceis mesmo de compreender, mas há muito mais que podemos compreender - sempre com a ajuda do Senhor. Os professores de EBD, presbíteros ou pastores, diáconos, ou algum irmão mais experiente com quem você tenha mais proximidade, também podem ajudá-lo neste processo de estudo.

O mais maravilhoso da Palavra é que aplicando o que temos aprendido não somente nossa vida é transformada, mas também a vida das pessoas ao nosso redor - e mais do que falar, podemos testemunhar com nossa vida o privilégio de seguir e servir ao Senhor. =]

Medite, ainda, em Pv 3: 1 a 4.

Com carinho,

no amor de Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso,

Andreia =]

-----
* Irmãos, este estudo foi extraído de um livreto da editora cultura cristã, para adolescentes, e de um estudo divulgado no Nosso Pão Diário. Infelizmente, não tive o cuidado de anotar as referências, além destas às quais me referi. Perdoem-me pelo lapso, pois além disto, só me lembro que as anotações são de 2003.

Nenhum comentário: