sábado, 20 de março de 2010

...: Cantando como Numida meleagaris* - parte 1 :...


Em Provérbios 20:29a, lemos que "a glória dos jovens é a sua força", mas Isaías afirma, no verso 30 do capítulo 40 que "até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem".

Afinal, o que acontece? Pelo que se vê - não somente nas igrejas, mas na sociedade como um todo, há mais cansaço que ânimo. E, por qual motivo estamos cansados?

A bíblia nos apresenta algumas explicações. Uma destas, diz que nos cansamos quando nossos objetivos não são alcançados.

A falta de uma oportunidade de trabalho, ou de um ministério, de um namorado [a], entre outros sonhos e necessidades, nos fazem desanimar, como diz em Pv 13: 12a: "A esperança que se retarda deixa o coração doente". Sem fé - certeza daquilo que esperamos e prova das coisas que não vemos, como diz um Hb 11:1 - permaneceremos cansados.

Um outro motivo de cansaço é a pressa.

Quando nos apressamos para fazer o que é mau (Pv 6:18), para enriquecer (Pv 28: 20), para falar (Pv 29:20), etc, demonstramos nossa ansiedade e impetuosidade. E, além dos lamentar pelo problema que surge das nossas atitudes, nos cansamos. E nos cansamos muito! (Sl 25: 7)

Em 1 Pe 5: 6 e 7, temos um escape desta situação: "Portanto, humilhem-se debaixo da Poderosa mão de Deus, para que Ele os exalte no tempo devido. Lancem sobre Ele toda a sua ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês".

Filipenses 4: 6 e 7 também diz: "Não andes ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus."

...: Continua :..

---------------------------------------------------------------------------------
* Numida Meleagaris é o nome da Galinha d´Angola, cujo "canto" lembra a frase "tô fraco, tô fraco".

Nenhum comentário: