sábado, 14 de agosto de 2010

...: 1 Pedro 2: 21 - parte 1 :...


Oie! =]

O texto que compartilho abaixo é inspirado no estudo intitulado "As características da vida cristã"*, ministrada pelo irmão José Maria Iturriaga, da Igreja Evangélica Neotestamentária de Posadas, Argentina.

O texto base é Romanos 12: 1 a 12, que segue transcrito abaixo, na versão da Nova Tradução da Linguagem de Hoje.

"1 - Portanto, meus irmãos, por causa da grande misericórdia divina, peço que vocês se ofereçam completamente a Deus como um sacrifício vivo, dedicado ao Seu serviço e agradável a Ele. Esta é a verdadeira adoração que vocês devem oferecer a Deus.
2 - Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele.
3 - Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.
4 - Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes,
5 - assim também nós, embora sejamos muitos, somos um só corpo por estarmos unidos com Cristo. E todos estamos unidos uns com os outros como partes diferentes de um só corpo.
6 - Portanto, usemos os nossos diferentes dons de acordo com a graça que Deus nos deu. Se o dom que recebemos é o de anunciar a mensagem de Deus, façamos isso de acordo com a fé que temos.
7 - Se é o dom de servir, então devemos servir; se é o de ensinar, então ensinemos;
8 - se é o dom de animar os outros, então animemos. Quem reparte com os outros o que tem, que faça isso com generosidade. Quem tem autoridade, que use a sua autoridade com todo o cuidado. Quem ajuda com os outros, que ajude com alegria.
9 - Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom.
10 - Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito.
11 - Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor.
12 - Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; agüentem com paciência os sofrimentos e orem sempre."

Os versos finais falam de ter alegria, sofrer e ser constante. Estamos dispostos a isto? Algumas edições de Bíblias trazem um título para abrir o capítulo a estudar, e em um destes - como a NTLH - fala sobre o serviço cristão. Paulo, em suas cartas, sempre fala de uma parte teórica e outra prática no serviço para Cristo.

Em Efésios 1:3, Paulo fala que estamos em regiões celestiais e depois fala em como agir de acordo com esta realidade. Em Romanos, Paulo precede o capítulo 12 falando no amor de Deus, que para nos alçar à posição celeste, veio a terra e sofreu na cruz, em nosso lugar.

No capítulo 12, o apóstolo nos mostra características de Deus - Sua misericórdia, ou seja, Sua capacidade de se pôr no nosso lugar - Sua bondade, Seu zelo, entre outras qualidades, e mesmo sabendo de todos os nossos erros e falhas, Ele nos ama e nos quer junto de Si, e em Seu serviço.

Em Hebreus 2: 17, 18 e 4: 15, 16, vemos melhor este conceito. Temos que remover de nossa mente qualquer ideia de que o Senhor seja carrasco. Sim, Ele é Justo e punirá o pecado, mas é misericordioso. Na Argentina há um ditado que diz que amigo é aquele que sabe tudo sobre você e, ainda assim, é seu amigo. E o Senhor Deus, o Eterno e Todo-Poderoso, quer ser nosso amigo.

Outra palavra de Romanos 12 que cabe destaque é sacrifício. No conceito bíblico, significa esforço voluntário - ou seja, é algo que não gostaria de fazer por minha própria vontade ou desejo. Mas decido empreender este esforço, voluntaria e conscientemente, em sinal de obediência a Deus.

Se considerarmos o sacrifício que Deus propôs e cumpriu em Jesus Cristo, não seria razoável crer que deveríamos fazer o mesmo? Contudo, muitos crentes querem colaborar e não sacrificar.

...: Continua :...

-----------------------------------------------------------------
* O estudo - ministrado na Igreja Evangélica Neotestamentária da Vila Planalto, em Campo Grande/MS, no dia 01 de agosto de 2010 - foi escrito com base no que ouvi, mas não foi transcrito, ipsis litteris. Foram adicionadas referências e observações pessoais ao realizar as anotações.

Nenhum comentário: