quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

...: A mecânica dos solos - parte 3 :...

Espinhos.

Já machucaram o dedo em um, ao tocar em uma flor? Eu já. E dói, muito.

A semente lançada neste 3º tipo de solo cresceu junto com eles. O Senhor Jesus Cristo, ao explicar esta parábola, diz que a semente cresceu com os espinhos e que foi sufocada por eles.

"Porém bem depressa chegam as atrações deste mundo, as delícias da riqueza, a busca do êxito, a sedução das coisas boas, e sufocam a mensagem de Deus no coração delas, de modo que não dão fruto nenhum." Marcos 4: 19 [Bíblia Viva]

"A semente entre os espinhos representa aqueles que ouvem e crêem nas palavras de Deus, mas que têm depois a fé sufocada pela preocupação, pelas riquezas, responsabilidades e prazeres da vida. Assim, eles nunca são capazes de ajudar a nenhum outro a crer na Boa Nova." Lucas 8: 14 [Bíblia Viva]

Gosto desta tradução da Bíblia Viva.

O mundo é atraente, ter riquezas é mesmo uma delícia - ou vai dizer que você não gostaria de ter dinheiro de tal modo que pudesse realizar aquela viagem, ou comprar um carro, uma casa?... - ser bem sucedido profissionalmente demanda tempo e energia, as coisas boas nos seduzem....e se não tomarmos cuidado, voltamos toda nossa atenção para elas.

Para entendermos o quanto esta questão é importante, achei interessante aprender o conceito de seduzir*: "
1 Desviar do caminho da dignidade e da honra; enganar com astúcia, levando à prática de atos censuráveis ou contrários à virtude, persuadir de coisa oposta à moral ou aos bons costumes: [...] 3 Desencaminhar para fins sediciosos; [...] 5 Influir sobre a imaginação; atrair, cativar, deslumbrar, fascinar [...]." [grifo nosso]

Creio que não é problema desejar coisas boas - quem não deseja, afinal?

O problema começa quando nos preocupamos - quando pré ocupamos nossa mente e nosso coração com elas, de tal modo que isto nos desvie o foco do Senhor, e da vida que Ele tem planejado para nós.

Destaquei aqui alguns dos vários conceitos de preocupação, e que nos ajudarão a entender a importância desta advertência para nós: "[...] 3. e
stado de um espírito absorvido por uma idéia. 4 Idéia fixa. 5 Inquietação resultante dessa idéia. 6 Apreensão de coisa futura; pressentimento inquietante [...]".

Sei por experiência própria como é difícil parar de se preocupar com algo, mas, também sei que é possível ser liberto destas preocupações.

Onde trabalho há um jardim. Se não cuidamos da limpeza da área, aparecem ervas daninhas e uma planta espinhosa. Quanto mais nos descuidamos da limpeza, mais tempo o jardineiro leva para limpar o terreno. Acho curioso que para extrair as ervas daninhas, o jardineiro usa uma tesoura ou o cortador de grama. Mas para a planta espinhosa, o jardineiro usa um facão.

Se não tomarmos uma atitude, e deixarmos os espinhos do mundo crescerem em nossas vidas, sufocando a preciosa semente do Senhor, não somente ficaremos infrutíferos - como se fosse pouca coisa... - mas machucaremos as pessoas ao nosso redor.

E a limpeza vai demandar mais tempo.

E para estes espinhos que querem sufocar a semente lançada pelo Senhor em nossos corações, só há uma arma a usar: a espada do Espírito - veja Efésios 6: 17b e Hebreus 4:12, transcrito abaixo, na versão Almeida Corrigida e Revisada Fiel.

"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

A versão da Bíblia Viva, deste mesmo trecho de Hebreus, diz:

"Tudo quanto Deus nos diz é cheio de força viva: é mais cortante do que o punhal mais afiado, e corta rápido e profundo em nossos pensamentos e desejos mais íntimos em todos os seus detalhes, mostrando-nos como somos na realidade."

Que o Senhor nos ajude a cuidarmos constantemente do solo do nosso coração. Que realmente, em todo tempo, possamos buscar em primeiro lugar o Seu Reino e a Sua justiça, pois que Ele acrescentará todas as demais coisas [conforme Mateus 6: 33].

No amor de Cristo Jesus, Senhor e Salvador nosso,

Andreia =]



---------------------------------------------
* conceitos de sedução e preocupação foram extraídos do dicionário Michaelis.

Nenhum comentário: