sábado, 30 de junho de 2012

...: Nem tudo que reluz é ouro :...



Acaba de ser divulgada uma pesquisa do IBGE* dando conta que houve um crescimento no número de brasileiros que professam a fé evangélica, e declínio dos que se professam católicos apostólicos romanos, que era tida, então, como a religião predominante no Brasil.

Pode ser considerada uma boa notícia? Tenho cá minhas dúvidas. Como saber se estes que responderam à pesquisa realmente são crentes em Cristo Jesus, Seus discípulos, aqueles para quem se disse “negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” [Lucas 9:23]?

Paulo adverte os coríntios sobre o fato de eles permanecerem “exigindo uma prova de que Cristo fala por meu intermédio” [2 Coríntios 13:3 NVI parte]. E por qual razão ele se queixara? Porque já tinha demonstrado, no seu falar, no seu agir, que vivia a novidade de vida prometida e cumprida por Cristo Jesus.

Acredito que Paulo não se incomodou com os coríntios pelo simples fato de ser questionado, mas pelas pessoas pelas quais foi interrogado. 

Os coríntios se identificavam como cristãos – aqui entendendo que eles tinham um tempo de comunhão, de estudo da Palavra, de oração, partir do pão [considere Atos 2:42]....como podiam, então, questionar o apóstolo?

Entendam, amados, o problema não é o questionamento de um cristão em si, pois tenha ele o cargo eclesiástico que tiver, tenha o tempo de vida cristã que tiver poderá ser questionado.

Particularmente, tenho o entendimento de que devemos estar sempre preparados para sermos questionados, seja por não-crentes, seja por crentes - e é até salutar que isto seja feito. Como  vez ou outra digo, Deus, em Cristo Jesus, tirou nossos pecados - o cérebro continua no mesmíssimo lugar.

A questão vai mais além. Como uma pessoa que se diz cristã, seguidora de Cristo, não reconhece outro cristão genuíno?

Neste caso, o problema se encontrava com os examinadores.

Paulo diz a eles: “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós?”  2 Coríntios 13:5a



...: Continua :...



---------
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. É o órgão com a missão de "Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania." Fonte: ibge.gov.br

Nenhum comentário: